• SEI Bahia
  • RH Bahia

Notícias

22/01/2018 10:30

PDI Bahia 2035: Defesa Social e Direitos Humanos são discutidos na Seplan

Defesa Social e Direitos Humanos. Esse foi o tema discutido nesta quinta-feira (18) no ciclo de Seminários Temáticos / Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035, realizado na Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan). A atividade, coordenada pela Seplan, visa subsidiar a construção do plano de desenvolvimento de longo prazo para o estado da Bahia. A abertura do evento foi realizada pelo Chefe de Gabinete da Seplan, Cláudio Peixoto que representou o secretário João Leão. 

As discussões giraram entorno das formas de combate e enfrentamento a violência e do uso de tecnologias na redução dos altos índices de criminalidade.
Além do corpo técnico da Seplan, o evento contou com a presença de representantes das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Segurança Pública (SSP) e Administração Penitenciária (Seap).  Participaram da discussão ainda o professor e especialista em políticas públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Piquet e a professora e pesquisadora em prevenção à violência e garantia dos direitos humanos pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mariana Possas.

Segundo Mariana Possas, o conhecimento científico pode contribuir com o aumento da eficácia das políticas públicas.  “As Políticas Públicas de maneira geral, ainda tem pouca precisão. Conhecem muito pouco acerca de cada fenômeno específico, que em uma Política, por exemplo, de homicídio, deveria enfrentar. E para conhecer o fenômeno, para gerar uma tendência de conhecimento há a estratégia cognitivo-psíquica que encontrou por excelência, através do conhecimento científico, como se conhecer a realidade. Através do conhecimento produzido por pesquisa de caráter científico”, explica.

Além da Defesa Social e Direitos Humanos, o ciclo de Seminários Temáticos / Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2035 já discutiu, dentre outros temas, Tecnologia e inovação e Infraestrutura para o desenvolvimento.

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.