• Geração de Empregos

Notícias

09/10/2019 11:30

Inaugurada nova UTI Infantil Cardiológica Cirúrgica no Hospital Ana Nery

O Hospital Ana Nery, localizado no bairro da Caixa D'Água, em Salvador, passa a contar com uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil Cardiológica Cirúrgica, que foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta manhã de quarta-feira (09). Com um investimento de R$1,6 milhão, o novo centro de tratamento possui 15 leitos que garantem a duplicação da capacidade de realização de cirurgias no equipamento hospitalar.

“Este e o início de uma série de intervenções que nós faremos no Hospital Ana Nery, que é o maior e mais complexo hospital público no setor de cardiologia na Bahia. É um hospital de referência, com profissionais de altíssima qualidade, e essas intervenções buscam ampliar os serviços e dar um padrão que corresponda ao novo padrão dos hospitais públicos do estado”, afirmou Rui.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, comemorou a entrega da nova unidade. “Temos o Ana Nery como um hospital de referência no atendimento da população que mais precisa da Saúde pública, com uma equipe de profissionais de grande competência e equipamentos que não deixam a desejar para nenhuma unidade hospitalar da rede privada”, disse Pinheiro, que direcionou recursos federais para a aquisição de equipamentos para a unidade quando exercia a atividade de Senador da República, através de emendas parlamentares.

Com a nova UTI Cardiológica Cirúrgica, o número de intervenções feitas no Ana Nery pode chegar a 40 por mês. A subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, ressalta que pacientes cardiopatas de 0 a 18 anos podem ser acolhidos. "Desses 15 novos leitos, quatro são neonatais. A cirurgia cardíaca pediátrica é muito específica e precisa que exista uma expertise de continuidade, que é o que temos aqui", destacou.

Além da duplicação da capacidade de cirurgias cardíacas, o Ana Nery também amplia, com esta na UTI, o volume para realização do cateterismo intervencionista pediátrico, como destaca a coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do hospital, a cardiologista pediátrica Isabel Guimarães. "Esse é um momento histórico quando se trata da atenção da criança cardiopata na Bahia", celebra a médica.

Os 15 leitos são divididos em neonatais, que contam com berços aquecidos; pediátricos e de isolamento, com camas adequadas para diferentes faixas de idade. Há, ainda, ventiladores mecânicos pulmonares, incubadoras, ultrassom, ecocardiograma e outros equipamentos.


Hospital Ana Nery

Única unidade hospitalar pública apta a prestar assistência integral à criança cardiopata na Bahia, o Ana Nery conta com equipes multiprofissionais, compostas por cardiologistas e intensivistas pediátricos. Nos últimos 13 anos, o hospital realizou 2.200 cirurgias, sendo responsável por 60% dos procedimentos cirúrgicos cardiovasculares pediátricos feitos em todo o território estadual.

Fonte: Com informações da Secom/BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.