• Programa Estado Solidario
  • Informações sobre a COVID-19
  • Use máscara contra o Coronavírus!
  • Ajude a localizar o Coronavírus

Notícias

20/02/2021 08:00

Sabores quilombolas, galinheiros e bioconstrução no Rural Produtivo na TVE

Neste sábado (20) o Rural Produtivo destaca a agricultura familiar no território de identidade Chapada Diamantina. Neste episódio você vai ver o impacto do associativismo de mulheres e a construção de galinheiros e outras ações para o fortalecimento de famílias agricultoras na comunidade quilombola de Queimada Nova em Morro do Chapéu. E ainda a história de Rose Afefé, uma baiana arretada que acreditou no seu sonho e literalmente colocou a mão na massa para construir uma casa. Tem também uma receita de biscoito “Pêta”. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

A equipe do programa foi até a comunidade quilombola de Queimada Nova em Morro do Chapéu e conheceu mulheres fundadoras da Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares que estão adquirindo autonomia financeira com produção de bolos, biscoitos, cucas e pães caseiros. A produção de alimentos oriundos da agricultura familiar são escoados para uma clientela assídua que consome os mais variados produtos na Feira do Quilombo de Ouricuri II.

Os galinheiros do programa Bahia Produtiva também são um sucesso na comunidade de Queimada Nova. Os 66 associados da Associação Quilombola de Queimada Nova aumentaram a renda e também da auto estima dos moradores. A associação nasceu em 1985 e já recebeu muitos projetos, mas foram nos últimos 15 anos que as mudanças ficaram mais evidentes com a chegada do “Minha Casa Minha Minha Vida”, do projeto “Sabores do Quilombo”, das cisternas para captação de água das chuvas para hortas e consumo humano, além dos 20 galinheiros de criação das galinhas caipira e produção ovos de quintal.

O programa irá contar a história de Rose Afefé, a publicitária e artista visual que aprendeu sobre bioconstrução e decidiu construir sua casa com as próprias mãos. Começou apenas com sua casa, mas virou um projeto artístico localizado em Ibicoara. A princípio a intenção era de habitar, criar, construir e plantar no sítio, mas em pouco tempo o projeto passou a ser um fazer coletivo, primeiro com os moradores da região e depois com pessoas de diversos locais.

Neste episódio ainda, a quituteira quilombola Sindaura Rosa ensinou a receita do biscoito Pêta com tapioca, leite, açúcar, manteiga e ovos caipira. E para finalizar, música com a dupla “Som de Agricultores”.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia    
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia

Fonte: Ascom/Irdeb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.