• Consulta Pública ZEE
  • Catalogo Fabricantes Mascaras
  • Ajude a localizar o Coronavírus

Notícias

15/10/2020 18:38

Nota de pesar pelo falecimento do Cacique Gerson Pataxó

Comunicamos o falecimento de Gerson de Sousa Mello, Cacique Gerson Pataxó Hãhãhãe, 58 anos, vitimado pela COVID-19. Militante histórico da luta pelos direitos indígenas no Brasil, Gerson teve participação fundamental no processo de luta pelo reconhecimento do Território Indígena Caramuru-Catarina Paraguaçu, nos anos 1982 a 2013.

“O Cacique Gerson Pataxó, vereador em Pau Brasil, sempre será lembrado pela sua luta em defesa dos direitos dos indígenas. Sua memória sempre será lembrada e seu trabalho servirá de incentivo para as futuras gerações”, ressaltou o secretário estadual do planejamento, Walter Pinheiro.

Gerson Pataxó era uma das maiores referências nacionais da luta indígena, grande articulador e defensor da causa. Vivia e atuava diretamente numa das regiões mais tensas na resistência das comunidades indígenas.

Foi um dos responsáveis, no início dos anos 2000, pelo processo de retomada de parte dos mais de 50 mil hectares de terras indígenas demarcadas desde 1936, que foram sistematicamente invadidas por grandes fazendeiros durante a década de 80. Uma mobilização histórica que teve grande repercussão nacional e representou uma vitória importante do povo Pataxó Hã Hã Hãe.

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.