• Catalogo Fabricantes Mascaras
  • Tele Coronavírus 155
  • Ajude a localizar o Coronavírus

20/05/2020 18:40

Secretários se reúnem para definir estratégias de apoio a feiras livres

Para definir estratégias de apoio aos municípios baianos, para a realização das feiras livres, gestores do Governo do Estado, das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), do Planejamento (Seplan), e de Desenvolvimento Econômico (SDE), se reuniram, por meio de plataforma virtual, nesta quarta-feira (20).

Entre as estratégias está a campanha Viva a Feira, que será apresentada à sociedade na próxima segunda-feira (25), com o objetivo de manter em atividade a comercialização de alimentos nas feiras livres, com cuidados especiais e um esforço conjunto de feirantes, Prefeitura Municipal, sociedade civil e Governo do Estado. Durante a reunião, a Bahia foi tratada em seu conjunto, com atenção prioritária para os municípios que estão apresentando altos níveis de contaminação pela Covid-19.

Entre os municípios prioritários está Itabuna, que possui 634 casos de infectados com a doença e onde três grandes feiras são realizadas, com alto número de circulação de pessoas, a Central de Abastecimento e as feiras dos bairros de São Caetano e Califórnia.

De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, o propósito é promover, dentro do que foi determinado pelo Governo do Estado, condições de saúde e higiene para que as feiras, que estão acontecendo em todo estado, tenham  todos equipamentos de proteção: “Queremos ajudar para que essa atividade tão importante aconteça dentro dos protocolos que a Secretaria de Saúde determina. Por isso o nosso esforço para que essas feiras aconteçam dentro das condições sanitárias estabelecidas, como distanciamento, barracas padronizadas e equipamentos de segurança, que incluem a doação de máscaras”.

As ações contemplam distribuição de kit feirante, máscaras de proteção, álcool em gel, instruções com explicação sobre os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres. A SDR também entregará uma cartilha orientadora e um termo de adesão dos municípios que irão dar o regramento para o funcionamento das feiras.

O secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, destaca que a ação tem como propósito ampliar o combate ao avanço da pandemia na Bahia: “O Governo do Estado tem adotado medidas que buscam proteger a população desta doença, que é extremamente contagiosa. Por isso, tem buscado atuar em diversas frentes, inclusive com ações para promover mais proteção, tanto para os comerciantes quanto para os clientes das feiras livres, que são locais onde boa parte da população frequenta para a aquisição de alimentos”.

As máscaras estão sendo produzidas pelos empreendimentos que foram habilitados pelo edital público da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que resultou em um catálogo, com a relação de 603 fabricantes de máscaras de face, de todo estado. O catálogo está disponível no site www.sdr.ba.gov.br.

Fonte: Ascom SDR