• Geração de Empregos
  • Bahia estado voluntário

12/11/2019 15:00

Impactos do metrô serão apresentados no 8º Fórum de Economia

A 8° edição do Fórum Baiano de Economia Aplicada, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, vai trazer o tema “Data Science, Big Data e Inteligência Artificial”. A iniciativa é uma realização da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Grupo de Economia Aplicada da UFBA. No segundo dia do evento, o mestre em Economia pela UFBA, Thiago Rodrigues vai apresentar o “uso de ciências de dados para medir impactos do metrô de Salvador”.

Na palestra, às 10h15, no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretária de Segurança Pública (SSP/BA), ele apresentará os resultados e os desafios da pesquisa feita sobre uma avaliação do efeito do metrô na capital, e a criação de estabelecimentos e a especialização setorial e funcional da cidade nas áreas urbanas que circunscrevem a localização do sistema.

Além dos resultados, serão discutidas as possibilidades de expansão e os conceitos de métodos associados à Ciência de Dados para elaborar a base de dados e estimar os efeitos de especialização ou diversificação de estabelecimentos em regiões urbanas através de dados de web scrapping a partir de plataformas específicas.

Programação

O Fórum de Economia Aplicada vai reunir profissionais de diversas esferas e com diferentes olhares sobre o problema proposto. O evento em seu primeiro dia (12) acontecerá na Faculdade de Economia da UFBA. Ao longo do dia serão apresentados resultados de pesquisas de alunos e professores da pós-graduação. No segundo dia de evento (13) serão debatidas iniciativas de ações desenvolvidas no estado da Bahia utilizando Data Science, Big Data e Inteligência Artificial, no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretária de Segurança Pública (SSP/BA), apoiadora do evento. Confira a programação completa do evento no link

Fonte: Ascom SEI

Arquivo anexado: