• Geração de Empregos
  • Revista Terra Mãe
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

24/10/2019 14:50

Encontro reúne setor econômico em Salvador

O XV Encontro de Economia Baiana reúne nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), no auditório do Banco Central, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, palestrantes, economistas, pesquisadores, estudantes e profissionais em torno do tema Competitividade da Economia Brasileira e Cadeias Globais de Valor. O evento é realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento (Seplan), Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e do Conselho Regional de Economia – Seccional Bahia (Corecon – BA).

Representando o secretário da Seplan, Walter Pinheiro, o coordenador executivo da pasta, Antônio Valença falou sobre a iniciativa. “Esse encontro é uma tradição de grande importância, que é aguardado pelos economistas de uma maneira geral e por aqueles que se interessam pela economia baiana. O Brasil está atravessando uma crise, que não é só nossa, é praticamente mundial. Então, nós estamos sentindo os impactos. Mas, o estado se destaca porque, no Nordeste, é o que gera mais empregos. De janeiro a setembro, gerou 38 mil novos postos de trabalho e o crescimento tem sido bem superior ao nacional”, afirmou Valença, que destacou que o PIB da Bahia no segundo trimestre teve um crescimento de 1,4%, enquanto o nacional foi de menos de um terço deste valor.

A programação do primeiro dia contou com o lançamento da revista Bahia Análise e Dados, apresentação de artigos e palestras. O diretor de indicadores e estatística da SEI, Gustavo Pessoti falou sobre o tema escolhido. “Esse ano, o encontro discute este tema, entendendo que a economia baiana passa por um sinal difícil, que necessita de alternativas importantes, conectadas não só com a lógica nacional, mas com a internacional, e nós chamamos aqui os maiores especialistas no assunto, dentre eles Renato Baumann, para discutir com a gente”.

“A minha palestra vai ser sobre a evolução recente da competitividade na economia brasileira e a opção de participar de cadeias de valor, que é um tema que aparece com alguma recorrência, e as pessoas acham que é uma solução para tudo. E o que eu vou fazer é qualificar essa argumentação, mostrando os prós e os contras”, explicou o palestrante Renato Baumann. A programação do XV Encontro de Economia Baiana pode ser acompanhada ao vivo pelo link.

Fonte: Secom

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.