• Geração de Empregos

Notícias

16/09/2019 14:56

Seplan capacita servidores em planejamento, monitoramento e avaliação

Capacitar servidores e gestores da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) em competências específicas relacionadas a planejamento, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos no contexto da gestão baseada em evidências. Esse foi o objetivo do workshop Teoria da Mudança e Modelo Lógico no Contexto da Gestão Baseada em Evidências, que foi iniciado nesta segunda-feira (16), fruto de uma parceria entre a Seplan e o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona da Fundação Getúlio Vargas (FGV EESP Clear). O evento segue até terça-feira (17), no auditório da Seplan, em Salvador.

A Coordenadora de projetos do Clear/FGV, Juliana Camargo, destacou a proposta da atividade. “O foco principal deste workshop é trabalhar a ferramenta que está por trás dos programas, o Modelo Lógico, a Teoria do Programa, a Teoria de Mudança, então é uma ferramenta que nos ajuda a sistematizar de forma lógica quais são os canais que a gente espera que esse programa, essa política, esteja atuando para chegarmos ao resultado que planejamos”, explica.

De acordo com a diretora de Avaliação da Seplan, Fátima Ferreira, a expectativa para o workshop é a de repensar os instrumentos de avaliação, especificamente no que diz respeito ao desenho lógico, afim de obter mais insumos para o subsídio do processo de monitoramento e avaliação de desempenho dos programas de governo. “É uma reflexão com toda a equipe no sentido de ter uma fermenta que possibilite entender melhor o desenho do programa, sua lógica e a teoria do programa que balizou a sua construção. é um aprendizado”, avaliou.

O FGV EESP Clear é parte de uma ação global de diversas entidades e países que visa o aperfeiçoamento de políticas e programas através do fortalecimento de capacidades e sistemas de monitoramento e avaliação (M&A).

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.