• Combate ao Racismo
  • Geração de Empregos
  • Bahia estado voluntário

27/08/2019 17:00

UCS Seplan capacita diretores das policlínicas regionais

A Universidade Coorporativa do Servidor (UCS/Seplan) está contribuindo para a consolidação das policlínicas regionais na Bahia. Nesta segunda (26) e terça-feira (27), técnicos da Seplan ministraram capacitação para os diretores executivos das policlínicas, em Salvador. Responsáveis pela gestão administrativa, financeira, contábil e jurídica das unidades, os profissionais foram orientados, neste primeiro módulo do curso, quanto à gestão e planejamento aplicados aos consórcios de saúde das Bahia.

A formação foi voltada para a gestão das unidades e para os entendimentos gerais sobre Consórcios Públicos, sua estrutura, funcionamento e a compreensão da noção geral de planejamento aplicado à atuação da entidade. Os técncos da Diretoria de Planejamento Territorial (DPT) da Seplan, Fabiana Matos e Marcelo Senhorinho, atuaram como facilitadores na atividade.

De acordo com a coordenadora de Educação Coorporativa da UCS/Seplan, Patrícia Miranda, o curso é um produto do Programa Estadual de Qualificação da Gestão Consorciada, projeto que visa dar apoio à gestão dos consórcios públicos de saúde através de encontros de educação continuada com foco em temas prioritários. “Nós já trabalhamos com esta temática nas capacitações oferecidas pela UCS e com muita satisfação atendemos ao convite da Coordenação de Gestão de Unidades Consorciadas (Cogecon) da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS)”.

O Governo do Estado já entregou 11 policlínicas em toda a Bahia. Cada unidade atende diversos municípios, contando com equipes de funcionários que trabalham na realização de consultas e exames. Especialidades médicas como angiologia, neurologia, otorrinolaringologia, entre outras, e exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, holter e mapa são disponibilizados em todas as unidades. O principal objetivo das policlínicas regionais é complementar a atenção básica de saúde.

Os consórcios públicos de saúde têm como objetivo a cooperação técnica e financeira na área de saúde entre os entes federados, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais, assim como a prestação de serviços especializados de média e alta complexidade.