• Combate ao Racismo
  • Geração de Empregos
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Notícias

07/08/2019 10:40

Enseada assina contrato para manutenção de plataforma

Nos próximos dias, a Enseada vai receber em seu estaleiro, implantado em Maragojipe, na Bahia, a plataforma Safe Concordia, de propriedade da PROSAFE. O contrato, que acaba de ser assinado no Rio de Janeiro, prevê que o equipamento ficará no complexo industrial da Enseada por até seis meses para realização de serviços de manutenção.


No dia 23 de julho, em reunião na Secretaria Estadual do Planejamento, foi discutido as novas possibilidades para o empreendimento, como desmonte de grandes navios e manutenção de embarcações, terminal de granéis líquidos, fabricação de torres eólicas, além de seu uso como porto para o escoamento de grãos.


Na oportunidade, o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro afirmou que o equipamento tem um espaço privilegiado e pronto pra ser um grande canteiro de obras e também uma unidade de produção. “Com o envolvimento da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, estamos buscando alternativas não só para atração de investimentos como também para a viabilização da retomada do Estaleiro”, afirmou Pinheiro durante a reunião, que também contou com a participação do secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, do presidente do Estaleiro, Maurício Almeida e de representantes Fieb.


Segundo o diretor Comercial da Enseada, Carlos Tsubake, a localização estratégica e os diferenciais operacionais do estaleiro foram decisivos para a celebração da parceria. “Estamos muito satisfeitos com este novo contrato, o primeiro com a Prosafe. Trata-se de mais um contrato de manutenção onde receberemos uma plataforma sem a retirada dos thrusters, apesar de ser possível a remoção destes equipamentos, em águas abrigadas, a aproximadamente 20 km de distância do estaleiro”, revela Tsubake.


O diretor afirma ainda que outra vantagem do parque industrial da Enseada é o suprimento de energia elétrica de alta qualidade (29MW e 69KV), que dispensa a utilização dos geradores da plataforma. “Isso resulta em economia significativa para o nosso cliente”, garante.


Sobre a plataforma Safe Concordia

A plataforma Safe Concordia é uma semissubmersível com posicionamento dinâmico (Classe DP2). Foi construída em 2005 com upgrade em 2015, podendo fornecer acomodação para até 461 pessoas, além de dar suporte às operações conectadas à via de apoio aos serviços de manutenção e segurança de FPSOs e plataformas offshore. Seu deck possui uma área de 1.300 m² (laydown).

Sobre a Enseada

A Enseada é proprietária de um estaleiro de 5ª geração localizado em região estratégica e de acesso aquaviário e rodoviário privilegiados no estado da Bahia, o qual ocupa uma área total de 1.600.000m² e foi fruto de investimento privado de R$ 2,6 bilhões. Além da vocação naval, a Enseada possui um moderno parque industrial que pode operar como polo industrial e logístico.

Fonte: Ascom Enseada

Arquivo anexado:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.