• Chamamento para publicação de artigos na revista Bahia Análise & Dados
  • RH Bahia

14/06/2018 16:50

Seplan no Fórum Baiano de Economia Aplicada

Com o tema “Avaliação de Políticas Públicas: Lições e Instrumentos” foi realizada entre os dias 5 e 8 de Junho de 2018, aqui em Salvador, a sétima edição do Fórum Baiano de Economia Aplicada. O Fórum é um evento anual organizado pelo Grupo de Pesquisas em Economia Aplicada e Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI)  e o Núcleo Bahia da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA). Essa edição do Fórum aconteceu no âmbito das atividades da “Semana de la Evaluación en América Latina y el Caribe”.

Nos últimos anos a realização do Fórum trouxe à Bahia pesquisadores das melhores instituições de ensino, pesquisa e um grande número de formuladores de políticas públicas para debater junto com os profissionais locais, questões de grande importância para o desenvolvimento e qualidade da gestão de políticas públicas do Estado.

O tema escolhido este ano, “Avaliação de Políticas Públicas: Lições e Instrumentos” tem sido pauta das mais diversas esferas da administração pública e da academia e foi debatido em sessões temáticas, que mobilizou profissionais de diversas áreas e com diferentes olhares sobre o problema proposto.

A presença dos superintendentes da Seplan, Maria Lúcia Carvalho (SMA) e Raniere Muricy Barreto (SPE), juntamente com as diretoras Maria Aparecida Presídio e Maria de Fátima Ferreira, foi importante para demonstrar a importância do planejamento e das práticas de M&A na formulação e aperfeiçoamento das políticas públicas.

No dia 07, a superintendente de Monitoramento e Avaliação, Maria Lúcia Carvalho, destacou a importância da iniciativa desse evento no âmbito da Semana da Avaliação na América Latina e Caribe e a relevância da aproximação da academia e do setor público para a gestão pública. Além disso ressaltou também, o trabalho do Núcleo Bahia da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação na disseminação do conhecimento. No dia 08 foi a vez do superintendente Raniere Muricy, da Superintendência de Planejamento Econômico, discorrer sobre os avanços e desafios do planejamento na Bahia, secundado pelas diretoras Maria Presídio e Maria de Fátima que trouxeram as experiências das práticas do monitoramento e avaliação no Estado da Bahia.