• SEI Bahia
  • RH Bahia

20/02/2018 10:10

PDI Bahia 2035: educação é discutida no Ciclo de Seminários

“Desafios para a educação baiana”. Esse foi o tema do Ciclo de Seminários temáticos | PDI Bahia 2035 realizado nesta segunda-feira (19) no auditório da Secretaria da Educação (SEC). O Ciclo de Seminários, que teve início no mês de novembro do último ano, visa subsidiar o Governo da Bahia na elaboração do seu planejamento de longo prazo, o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI 2035. A iniciativa é promovida em parceria pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes).

A primeira Mesa Temática teve como tema central a Educação Contextualizada no Século XXI. Estiveram entre os subtemas abordados: Tecnologias Educacionais; Inteligências Múltiplas e Inclusão Social de Jovens e Adultos; e Alternativas para uma Nova Educação e a Formação Docente.

A Mesa Temática 2, que discutiu a Educação Contextualizada no Território,  tratou da relação entre a educação e os arranjos produtivos territoriais. Politicas e Gestão na Educação, na Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico foi o tema central da terceira mesa que teve dentre os subtemas: Acesso, Permanência e Equidade na Educação Superior; Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Educação; e Interfaces e Lacunas na Realidade Baiana.

O Plano de Desenvolvimento Integrado Bahia 2035 visa criar as bases para um modelo de desenvolvimento econômico socialmente inclusivo em bases modernas e competitivas para o estado da Bahia. Nos próximos dias 20 e 21 serão discutidos, no Ciclo de Seminários temáticos | PDI Bahia 2035, os respectivos temas Desenvolvimento Rural e Saúde e Desenvolvimento.