• Dia D

07/11/2017 09:11

Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2035 é apresentado na SSP

As Secretarias do Planejamento (SEPLAN), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (CODES) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR/CAR) deram inicio ao ciclo de Seminários Territoriais e Temáticos para o Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2035.

O lançamento ocorreu nesta segunda-feira, 06, na Sala de Situação da Secretaria de Segurança Pública no CAB e contou com a presença do vice-governador e secretário de Planejamento João Leão, do secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, do coordenador do Codes, Jonas Paulo, do superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan (SPE/Seplan), Ranieri Muricy e com a presença de representantes da sociedade civil e de diversas Secretarias do Estado.

Segundo o superintendente da SPE/Seplan, Ranieri Muricy, o “PDI retoma a tradição de planejamento de longo prazo, construindo consensos com diversos segmentos. É a volta do Estado como planejador e indutor do desenvolvimento para que novas oportunidades possibilitem o aumento do produto interno, geração de emprego, aumento da renda e melhoria do bem estar social dos baianos e baianas”.

Descentralizar a economia da capital e região metropolitana, redistribuir a renda e os empregos para o interior são alguns dos desafios que devem ser superados. “Substituir as importações por produtos produzidos aqui na Bahia e rastrear toda a cadeia produtiva dos principais setores que alavancam o PIB do Estado são alguns dos exemplos que irão compor este ciclo de estudos deste planejamento à longo prazo", explica a Superintendente de Políticas Púbicas da SDE, Maria Lúcia Falcón.

Estes primeiros debates apresentam questões cruciais para o crescimento sustentável do estado nas áreas social, econômica e política. “O Codes elaborou um calendário de seminários temáticos, que começam em novembro e terminam em dezembro com os temas Infraestrutura, Formação, Ciência e Tecnologia, Mundo Rural e Recursos Hídricos, Segurança Pública e Direitos Humanos e Petróleo e Gás”, afirma o coordenador executivo do Codes, Jonas Paulo. Os encontros deste ano estão previstos para acontecer nos municípios de Juazeiro, Barreiras, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Vitória da Conquista, Itabuna, Eunapólis e Salvador.

Os Seminários compõem uma das etapas de elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado que tem o objetivo de debater com atores territoriais e setoriais as estratégias de desenvolvimento para a Bahia. As rodadas ocorrerão nos municípios de Juazeiro, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Guanambi, Vitória da Conquista, Eunápolis, Alagoinhas e em Salvador com a participação de representantes dos Territórios de Identidade.