• Dia D

22/08/2017 13:10

Seplan apresenta ações do Estado ao Exército Brasileiro

O vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, apresentou, nesta segunda-feira (21), as ações e investimentos do Governo do Estado da Bahia para uma turma de 30 alunos do Curso de Comando e Estado Maior do Exército (CCEME), que participam de uma viagem de estudos estratégicos.

O evento contou com a participação do Coronel do Exército Brasileiro, Eduardo de Franciscis, do Coronel da Policia Militar da Bahia, Mauricio Costa, do Coordenador de Projetos Especiais da Seplan, Antônio Valença e do Assessor de Projetos Especiais da Seplan, Hebert Frank.

O vice-governador apresentou dados de importantes segmentos da economia baiana, inclusive investimentos do Governo da Bahia, que no primeiro semestre investiu mais de R$ 1,3 bi, com destaque para as obras de construções de hospitais na capital e no interior da Bahia. Na mobilidade urbana, Leão ressaltou os avanços das obras do metrô de Salvador que estão com 14% do cronograma adiantado, duplicações de avenidas, construções de viadutos e o lançamento do edital do VLT do Subúrbio na capital baiana. “Mesmo com a crise o governo do estado não para de investir e vem se mantendo na segunda colocação em investimentos entre os Estados brasileiros”, destacou.

Para João Leão este é o resultado de um governo que atua na gestão pública com eficiência. “O meu sonho e do nosso governador Rui Costa é tornar a Bahia uma locomotiva para o Brasil assim como é São Paulo. Temos potencial para nos tornarmos ainda mais uma potencia econômica para o nosso país”, ressaltou o vice-governador.

O PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia mantém crescimento acima da média nacional. Enquanto o PIB do Brasil cresce em 0.3% em 2017 o da Bahia esta com 1.4% de crescimento no mesmo período. Em junho deste ano o comerceio cresceu 1.5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Bahia tem a maior capacidade de endividamento entre outros estados do Brasil, a relação Dívida Consolidada Líquida (DCL) e Receita Corrente Líquida (RCL) da Bahia fechou o semestre em 51% com previsão de investimento até o final do ano de R$ 4 bi.

Obras como a do Porto Sul, do Sistema Viário Oeste com a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, construção da Ferrovia Oeste Leste – FIOL e o melhoramento da malha viária do estado Bahia também foram apresentadas pelo vice-governador que relembrou importantes ações realizadas na Bahia com o apoio do Exército. “Tive a honra de trabalhar com o Exército quando fui deputado federal na região dos Brejos da Barra onde construímos mais de 1500 casas, construímos 10 escolas e pavimentamos diversas ruas melhorando a vida daquela população”.

AG-TER
O secretário João Leão apresentou ainda a Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia – AG-TER, e explicou o potencial de desenvolvimento econômico que está ação do Governo do Estado por meio da Secretaria do Planejamento visa promover no interior do Estado com a união de atores públicos e privados para gerar renda e qualidade de vida aos baianos.