• Dia D

11/08/2017 15:50

Evento subsidia elaboração de Planejamento de longo prazo para Bahia

Foi realizado nesta sexta-feira (11), na Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Ciclo de Desenvolvimento, Sociedade e Intervenções Governamentais - Abordagem Conceitual versus condições concretas da sociedade brasileira. O evento, promovido pela Ufba e pelo Conselho Regional de Econômia (Corecon-Ba), com apoio das secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), é parte do ciclo de debates que irá auxiliar na elaboração de um plano de longo prazo para a Bahia, coordenados pela Seplan e SDE, com horizonte temporal de até 2035.

O evento contou com a participação, dentre outros, do vice-reitor da Ufba, Paulo Miguez, do Presidente do Conselho Regional de Economia, Gustavo Pessotti, do Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan - SPE, Ranieri Muricy, do Professor Adjunto da Universidade Estadual da Bahia (Uesb), Elinaldo Santos, do professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Ladislau Dowbor e do professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Brandão.

De acordo com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, já está encaminhado, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a contratação de consultores que auxiliarão o Governo do Estado na elaboração do plano. “Até março nós esperamos levantar e sistematizar elementos para a construção do diagnóstico, do marco referencial do plano e de uma prospecção estratégica para que possamos, a partir daí, ter um portfólio de oportunidades e uma carteira de projetos para os próximos anos, enquanto o plano tem o seu curso normal de elaboração que se estenderá seguramente pelo ano de 2018”, explica.

O plano de longo prazo, que irá auxiliar na condução dos investimentos sociais e econômicos, além da elaboração dos próximos quatro Planos Plurianuais, comportará diagnóstico, cenários, visão de futuro, diretrizes e um portfólio de oportunidades. O objetivo é elaborar esse instrumento de forma participativa envolvendo a sociedade, universidades, bem como todos os órgãos do Estado.

Oficina de Desenvolvimento

A Superintendência de Planejamento Estratégico da Seplan (SPE/SEPLAN) realizou na tarde desta quinta-feira, (10), no auditório da Seplan uma Oficina sobre Desenvolvimento com o professor Dr. Carlos Brandão do IPPUR/UFRJ. O evento está inserido nos ciclos de debates que tratam da formulação do plano de longo prazo.

Técnicos da Seplan e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI tiveram a oportunidade de debater o planejamento estratégico para formulação de politicas públicas, o diagnostico do monitoramento e avaliação dos planos de governo proposto e a capacidade dos objetos de produção do mercado de trabalho e a estrutura da distribuição de renda considerando a diversidade cultural da sociedade brasileira.