• SEMINÁRIO: SISTEMA VIÁRIO OESTE (SVO) – PONTE SALVADOR-ILHA DE ITAPARICA – GOVERNO DA BAHIA
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • recadastramento 2017

Notícias

11/07/2017 13:35

Seplan participa do “3º Diálogo Brasil-Japão sobre Agricultura e Alimentos”

O cenário da Bahia como uma terra de oportunidades para investimentos foi apresentado, na última sexta-feira (07), no 3º Diálogo Brasil-Japão sobre Agricultura e Alimentos, realizado em São Paulo. O Assessor da Coordenação Executiva de Projetos Especiais da Seplan (CEPE/Seplan), Romeu Temporal, representou a Bahia no evento e apresentou os principais projetos estruturantes do estado com destaque ao potencial da Bahia para atrair grandes empreendimentos.
De acordo com Romeu Temporal os japoneses demonstraram boa receptividade às informações apresentadas, ressaltando a importância desta vitrine para o estado. “O objetivo do diálogo foi aprofundar as relações dos dois países, principalmente no campo da ciência, investimentos e comércio no agronegócio. Além da participação dos governos brasileiro e japonês, estiveram presentes importantes empresas do agronegócio dos dois países”, explica.

Ainda segundo Romeu, os japoneses têm demonstrado grande interesse por investir em projetos localizados acima do paralelo16, com a possibilidade de escoamento pelo norte do país. Nesta região se encontra a fronteira agrícola denominada Matopiba, entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “A Ferrovia da Integração Oeste-Leste e o Porto Sul em Ilhéus podem ser grandes diferenciais da Bahia para se tornar o principal canal de escoamento desta produção”, ressaltou.

As melhorias no ambiente de investimentos e negócios no Brasil, as melhorias na infraestrutura de transportes de grãos no país, o fortalecimento do comércio mútuo entre o Brasil e o Japão e a criação de um canal de cooperação entre a EMBRAPA e empresas japonesas no Brasil foram ainda alguns dos temas centrais abordados no evento.
    

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.