• Banner Recadastramento
  • Prêmio de boias práticas 2017

07/06/2017 11:40

Seplan realiza seminário para revisão do PPA Participativo 2016-2019

Foram apresentados nesta terça-feira (06), no auditório da Seplan, a metodologia e o calendário do processo de Revisão do PPA Participativo 2016-2019, que compõe o Ciclo do Planejamento do Estado e tem por objetivo fortalecer o Plano Plurianual. A partir da Revisão, as Secretarias e os demais poderes do governo estadual podem ajustar os seus compromissos, metas, iniciativas e indicadores de programas de forma a efetuar correções e melhorias que tornem o PPA um instrumento atual e alinhado a execução do Estado.

Através da revisão, os Assessores de Planejamento e Gestão (APG´s) dos diversos órgãos e unidades do Estado, poderão manter o PPA próximo da realidade socioeconômica, orçamentária e política do Estado, além de garantir o caráter estratégico do instrumento em relação à dinâmica conjuntural e corrigir os possíveis erros de forma ou conteúdo no momento da elaboração e sistematização do PPA.

O Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy Barreto, lembra dos avanços do governo Rui Costa no planejamento e execução de políticas para o estado da Bahia. “As estratégias de governo estão materializadas no PPA que acontece a cada quatro anos. O governador Rui Costa deu um avanço muito importante e criou as APGs e neste sentido, quanto mais estabilidade tivermos e mais APGs, melhores serão os nossos instrumentos de planejamento. Fico feliz com a presença maciça dos APGs, pois mostra que o estado da Bahia está avançando na construção do seu principal instrumento de planejamento que é o PPA”.

Ranieri ressalta ainda que as estratégias de governo estão consolidadas no Plano Plurianual e por isso é necessário que a revisão busque melhorar o seu processo de execução. “O processo de revisão é fundamental. A cada dia as secretarias pensam novas politicas e é importante que elas sejam materializadas justamente no PPA e a revisão é o processo que oportuniza isso. Nós temos na Bahia hoje talvez o melhor momento em relação a constituição de instrumentos de planejamentos integrados. A Seplan tem feito um bom trabalho nessa área a partir do resgate do SEPEGE que é o Sistema de Planejamento Estadual” afirma o superintendente.

Ninon Fernandes, Assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) reforça a importância do Seminário de Revisão para esclarecer duvidas a respeito da execução das atividades de monitoramento do PPA. “Já vivenciei diversos PPA´s do nosso Estado. Mas acho que este último tem um caráter inovador. O PPA tem que estar imediatamente vinculado ao que vai planejar no orçamento do Estado. Este evento é importante pois a Seplan está sempre motivada a nos convocar para participar deste fórum de discussão e de amadurecimento, sempre buscando fazer o melhor não só para este PPA mas também para o PPA seguinte” ressaltou Fernandes.

O Plano Plurianual Anual (PPA) é o instrumento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes e as relativas aos programas de duração continuada.

O Governo do Estado da Bahia entende que o PPA deve se configurar como um documento político, pactuado e utilizado estrategicamente por todas as instâncias, consolidando-se como o principal instrumento da gestão estratégica do Estado.

Para ter acesso as orientações que formalizam o pedido de Revisão do PPA Participativo 2016-2019, acesse o link: http://www.seplan.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=54