• Dia D

10/04/2017 14:30

Seplan prepara municípios para o PPA-M

Visando a preparação dos 417 municípios para a construção dos Planos Plurianuais Municipais 2018-2021 (PPA-M 2018-2021), a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a União dos Municípios da Bahia (UPB),  irá realizar no próximo dia 19 o seminário “Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021”. A atividade, que será realizada no auditório da UPB, é destinada a prefeitos e gestores de planejamento municipais.

De acordo com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, a expectativa é que o seminário possa contribuir para a construção de um Plano Plurianual que efetivamente se converta em políticas públicas. “A seplan espera fazer com que  os municípios pensem um planejamento integrado ao estadual e federal e dessa forma possam construir um PPA que reflita as demandas sociais contribuindo assim para formulação das políticas públicas”, declara.

“Será uma construção conjunta, na qual os prefeitos terão oportunidade de trocar experiências e tratar sobre dificuldades em comum”, avalia o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro. O prefeito acrescenta, ainda, que o bom planejamento reflete em ações positivas para os municípios. “Temos que enxergar as oportunidades e estabelecer metas a serem acompanhadas”, afirma.

No turno da manhã, a partir das 8h30, será ministrada a palestra Planejamento e Desenvolvimento: O PPA-M como ferramenta de articulação e desenvolvimento regional. No turno da tarde serão realizadas duas mesas temáticas: “Cenário Socioeconômico para a Bahia” e “Cenário de Oportunidades para os municípios”.

O PPA-M irá estabelecer as diretrizes, objetivos e metas para a administração pública municipal para o período entre os anos de 2018 e 2021.

A preparação para construção do PPA-M seguirá durante o mês de maio, quando será realizado o “Curso de elaboração do PPA Municipal”. A iniciativa que irá atender a todos os territórios de identidade baianos será realizada em cinco municípios estratégicos: Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna e Lençóis.

Todas as informações referentes à preparação dos municípios para PPA-M podem ser encontradas no endereço eletrônico http://www.seplan.ba.gov.br/ppam.