• SEMINÁRIO: SISTEMA VIÁRIO OESTE (SVO) – PONTE SALVADOR-ILHA DE ITAPARICA – GOVERNO DA BAHIA
  • recadastramento 2017

31/03/2017 16:50

Seplan participa do II Simpósio Integra Bahia FECBAHIA

A Federação de Consórcios da Bahia – FECBAHIA realizou no auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, o II Simpósio Integra Bahia FECBAHIA, com a participação do vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, do secretário de Desenvolvimento Rural – SDR, Jerônimo Rodrigues, secretário do Meio Ambiente – Sema, Geraldo Reis, prefeitos, e coordenadores de consórcios públicos da Bahia.

A FECBAHIA é uma associação de direito público e privado que tem como objetivo fomentar as ações desenvolvidas pelos consórcios públicos da Bahia, articular parcerias entre Ministérios e secretarias do Estado com a Federação dos Consórcios para fortalecer ações locais, territoriais, estaduais e nacional e atuar junto ao TCM e PGE para garantir transparência nas prestações de contas dos consórcios.

João Leão na oportunidade apresentou ao público presente a Ponte do desenvolvimento do Sistema Viário Oeste – SVO, Ponte Salvador-Ilha de Itaparica e seu potencial desenvolvimento econômico nos diversos municípios impactados pelo projeto, prevendo ainda a duplicação da BA-001, duplicação da Ponte do Funil entre Vera Cruz e Jaguaripe e a construção da rodovia, (aproximadamente 58km), entre Santo Antônio de Jesus e o município de Castro Alves.

A Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia – AG-TER, foi outra importante ação do Governo do Estado apresentada por Leão, e que tem como objetivo impulsionar a cultura do empreendedorismo nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Proporcionando assim o desenvolvimento econômico e social da população do nosso Estado. O vice-governador ressaltou o participação fundamental de cada prefeito nas ações da AG-TER “o povo da Bahia precisa da união de todos os atores políticos para combatermos as desigualdades e proporcionarmos qualidade de vida para nossa gente. E a AG-TER é a grande oportunidade de tornar o pequeno, em grande empreendedor, gerando mais emprego e mais renda” disse João Leão.

Na ocasião a Federação de Consórcios da Bahia assinou um Protocolo de Intenções com cinco prefeituras do Território do Velho Chico, os municípios contemplados com as assinaturas foram Morpará, Muquém do São Francisco, Ibotirama, Paratinga e Brotas de Macaúbas.