• EDUCAÇÃO
  • PPA 2016 - 2019
  • Mutirão de Cirurgias

Notícias

14/02/2017 11:55

Seplan certifica APGs para Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

O Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, ministrado pelo Centro de Estudos Internacionais Sobre Governo – CEGOV, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi encerrado nesta segunda-feira (13). O encerramento da atividade, que teve como público alvo os Assessores de Planejamento e Gestão - APG das secretarias estaduais, contou com a participação do chefe de gabinete da Secretária do Planejamento - Seplan, Cláudio Peixoto, do secretário da Administração - Saeb, Edelvino Góes Filho, do Subsecretário da Fazenda, João Batista Aslan Ribeiro, da Superintendente de Monitoramento e Avaliação – SMA\Seplan, Lúcia Carvalho e da Coordenadora Técnica e Financeira para o Desenvolvimento da Secretária da Fazenda – Sefaz, Luiza Amélia Guedes Machado Mello.

Ao longo dos oito meses de curso, diversos especialistas em Gestão Governamental estiveram presentes em Salvador para tratar dos diversos temas distribuídos em 8 módulos: introdução às políticas públicas, gestão pública, gestão de projetos, indicadores, monitoramento, avaliação, introdução à estatística e introdução à econometria. Ministrado para um público de 258 participantes, com representantes de todas as secretarias estaduais, o curso teve duração de 251 horas, nas modalidades Ensino à Distância (EAD) e presencial.

Para o Chefe de Gabinete da Seplan, Cláudio Peixoto, o curso atendeu todas as expectativas de elucidar a dinâmica de Monitoramento e Avaliação e também aprimorar os métodos de Planejamento e Gestão da Maquina Publica. “Foi feito um esforço muito grande por parte do Governo do Estado através da Secretaria do Planejamento para aportar recursos para o curso num momento de restrição fiscal muito difícil. E agora esperamos que os servidores formados retornem com esses conhecimentos em prol do fortalecimento do planejamento do governo do Estado da Bahia” ressaltou Cláudio.

Para Diretora da Universidade Corporativa do Servidor da Seplan, Patrícia Miranda, um ponto muito importante é a contribuição desta formação para o fortalecimento e consolidação da Rede de Monitoramento e Avaliação no nosso Estado “para a SMA ter essa Rede atuante, essa formação ajudará bastante aos processos e para nós da UCS\Seplan, fica a certeza da necessidade de continuarmos contribuindo na formação do nosso quadro de Servidores e do quanto esses encontros são importantes não somente pelo nível de conhecimento que eles proporcionam, como também, pela integração e aproximação diariamente no desenvolvimento das atividades complementares e interdependentes”.

Desde 2011, a Seplan assumiu o desafio de construir, com a participação de todos os órgãos, uma metodologia de monitoramento e avaliação dos programas do Plano Plurianual (PPA) que permite a verificação do desempenho dos programas e ações governamentais, que subsidia a alta administração dando transparência quanto à aplicação dos recursos públicos.

Posteriormente a secretaria investiu em ferramentas informacionais adequadas aos processos previamente desenhados e especificados e promoveu treinamento instrumental visando o fortalecimento e consolidação do Sistema Estadual de Planejamento e Gestão (Sepege).

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.