• Programa Primeiro Emprego
  • Programa Mais Futuro
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Notícias

14/12/2016 14:20

Cedeter realiza última reunião de 2016

A implantação da Agenda Territorial da Bahia (AG-TER) e a elaboração e qualificação dos 27 Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (PTDS) estiveram entre os principais pontos da política territorial da Bahia discutidos na manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, durante a última reunião ordinária em 2016 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter).  O evento reuniu, além dos membros do conselho, representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Meio Ambiente (Sema), Cultura (Secult), Agricultura (Seagri), Desenvolvimento Rural (SDR), Segurança Pública (SSP), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e Educação (SEC).

Durante o evento a secretaria de Meio Ambiente (Sema) apresentou o Panorama das Informações Socioambientais dos Territórios de Identidade da Bahia. O documento visa apoiar o envolvimento participativo da sociedade e promover espaços de discussão cada vez mais qualificados para o diagnóstico e planejamento dos territórios. No que tange aos seus objetivos específicos, o documento pretende garantir o acesso à informação socioambiental, contribuir no conhecimento e reflexão da realidade socioambiental dos territórios, subsidiar os colegiados territoriais na inserção da dimensão ambiental no plano territorial de desenvolvimento sustentável e apoiar a implementação da política territorial conectada à política ambiental.

Na avaliação do diretor de Planejamento Territorial da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), Thiago Xavier, o balanço da reunião e do ano de 2016 foi positivo para o Cedeter. “Nós tivemos as reuniões ordinárias executadas e cumprindo as suas pautas, analisando temas importantes como a Agenda Territorial da Bahia, a qualificação dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável, e como a questão do caderno de oportunidades de pactuação das secretarias com os territórios. Nesta oportunidade fechamos ainda o um ciclo com a renovação dos conselheiros do Cedeter”, avalia.       

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter) é um órgão de caráter consultivo e de assessoramento, vinculado à Secretaria do Planejamento, com a finalidade de subsidiar a elaboração de propostas de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento territorial sustentável e solidário do Estado da Bahia.

Fonte: Ascom Seplan

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.